top of page

Parar de fumar é possível: como familiares e amigos podem te ajudar


Os malefícios do cigarro são conhecidos por todos, tanto por quem fuma quanto por quem espera que um dia possamos deixa-lo de lado. Existem dois momentos onde o apoio das pessoas ao nosso redor fazem toda a diferença:

  • quando se está prontos para parar de fumar

  • uma vez que tenha parado

Não importa o tempo de uso do cigarro, se foi por algumas semanas ou mesmo décadas, desenvolvem-se hábitos que precisamos refletir sobre, a exemplo a associação do cigarro com o café, das pequenas pausas no expediente de trabalho ou mesmo o hábito de ter alguma coisa nas mãos.

Essas pequenas coisas se tornaram parte de nossa rotina, e, para parar definitivamente de fumar, a ajuda das pessoas ao nosso redor pode fazer toda a diferença para mudar essa rotina. Familiares e amigos podem ajudar de inúmeras maneiras.


Dando apoio

Acreditar que é possível é o primeiro passo para parar, e seus familiares a amigos podem ajudar encorajando e te dando apoio. Ter um ombro amigo para escutar e conversar é uma ajuda e tanto.


Foco

Amigos podem nos apoiar sugerindo recompensas ou acordos para quando alcançarmos nosso objetivo. Podem se juntar a você em buscar algum tipo de hobby ou exercício. Tudo isso mantém a mente e o corpo ativos e distraem do ato de fumar.


Motivação

Amigos e familiares podem nos ajudar e ver o quão longe chegamos. Podem nos ajudar a identificar todo o que ganhamos com o ato de cessar o cigarro, desde um hálito agradável até o cheiro de fumaça das roupas. Sua casa livre do cigarro vai ser um espaço muito mais agradável e acolhedor para você e as pessoas que você quer ver por perto.


Em suma, familiares e amigos são importantes

  • parabenizando por onde chegou, independente se é um dia, uma semana, um mês ou toda a vida

  • encorajando a seguir em frente


A ajuda e o encorajamento das pessoas ao nosso redor faz toda a diferença. Além disso, se você julgar necessário, no Nosso Quintal Cuidado em Saúde temos toda uma equipe que pode te ajudar nesse processo.


Paulo Henrique Mai

Médico, CRM-PR 38.165

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page