Paulo Henrique Mai, Médico.

Paulo Henrique Mai

Olhando além da doença, pensando além do remédio

  • Instagram
  • Facebook

Meu caminho até aqui

Houve um tempo em que vivi um difícil dilema, ser médico ou professor... mas por que não os dois? Muitas vezes nossos hábitos e estilos de vida estão intimamente relacionados aos sintomas que apresentamos. Como médico, tão gratificando quanto oferecer opções de tratamento é poder ensinar as pessoas a viver de uma forma saudável.

 

Em 2020 concluí a residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi uma experiência ímpar, uma especialização que nos capacita a resolver com excelência grande parte dos problemas de saúde que apresentamos ao longo das diferentes fases da vida, desde a infância ao processo de envelhecimento.

Logo nos primeiros atendimentos me dei conta de que nem tudo pode ser resolvido apenas com remédios. As medicações são importantes, mas, quando me tornei paciente, foi a Acupuntura que trouxe alívio para as minhas tantas dores. Não poderia ser diferente, longo iniciei também a especialização em Acupuntura pelo Centro de Estudos em Acupuntura do Paraná.

Uma coisa que me chamou muito a atenção é o fato de que se separa o tempo todo aquilo que é o corpo e aquilo que é da mente, como se fosse possível dividir alguém um muitos pedacinhos desconsiderando a totalidade do ser. A compreensão de que corpo e psique são um só, indissociável, levou-me a conhecer a Terapia Comunitária Integrativa e a iniciar a especialização em Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ainda em andamento.

Em 2021 aceitei o convite de fazer parte de um sonho, um espaço ímpar de cuidado capaz de ir ao encontro daquilo que acredito ser cuidado e ser saúde. Nasceu aí o Nosso Quintal Cuidado em Saúde.

A ideia de ser professor, que comentei lá em cima, também floresceu. Hoje posso me orgulhar de ter contribuído com a formação de dezenas de alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Ingá (onde me formei em 2017) e da UniCesumar. Muitos planos ainda estão em curso, como o Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo.

Formação

2018 - 2020

Universidade Estadual de Maringá

Residência médica em Medicina de Família e Comunidade

2019 - 2022

Especialização em Acupuntura Médica

2019 - 2020

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Especialização em Preceptoria e Ensino em Medicina de Família e Comunidade

2021 - atual

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Especialização (em andamento) em Psiquiatria

2022 - atual

Universidade Federal de São Paulo

Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde

2011 - 2017

Centro Universitário Ingá

Graduação em Medicina

lattes_edited.png