top of page

Cannabis Medicinal - Você sabe o que é o efeito comitiva?

Atualizado: 3 de abr. de 2022

O efeito comitiva (entourage) é um efeito percebido na grande maioria dos fitoterápicos. Ao se estudar as plantas medicinais, os pesquisadores buscam identificar qual é a molécula dessa planta que apresenta o efeito medicinal desejado. Após isolar tal composto, os pesquisadores fazem testes em animais e humanos para avaliar qual foi a resposta ao tratamento deste composto e se apresentou algum efeito adverso.


O que os pesquisadores identificaram, mas nunca conseguiram explicar, é que o composto isolado é menos eficaz e apresenta mais efeitos colaterais do que a planta por inteiro.


Um bom exemplo é a Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia), planta utilizada nas gastrites, dispepsias. Quando se utiliza o chá ou o extrato seco da Espinheira Santa os paciente apresentam melhora da queimação no estômago, no entanto, ao se isolar o composto responsável pela melhora dos sintomas, quase ninguém dá seguimento ao tratamento por apresentar muitos efeitos colaterais e poucos efeitos terapêuticos.


Na Cannabis Medicinal, o efeito Comitiva também tem uma importância significativa. Os diferentes canabinoides presentes na planta têm propriedades farmacológicas e terapêuticas únicas. No entanto, cada um destes canabinoides isolados não apresentam por si só todo o potencial benefício que a planta pode gerar.


O cannabidiol, o THC, os terpenos e os flavonoides interagem sinergicamente para aumentar os efeitos terapêuticos da planta. Em essência isso significa que o extrato da Cannabis de planta inteira (full spectrum) é mais eficaz e seguro em comparação com canabinoides isolados ou sintéticos.



Paulo Henrique Mai

Médico de Família e Comunidade

CRM/PR 38.165 - RQE Nº: 27.486

310 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page