A primeira questão que devemos levar ao consideração para responder essa pergunta é o fato de que hoje, no Brasil, plantar maconha é ilegal.
Eu entendo que o custo para aquisição da cannabis nas farmácias ou por meio da importação é elevado, e que a produção em casa poderia tornar o cannabidiol acessível para todos, mas algumas questões devem ser levados em consideração:
- por mais que algumas pessoas façam uso da cannabis fumada ou vaporizada com fins terapêuticos, existem diferenças importantes quando pensamos no óleo full spectrum e na maconha in natura
- existem condições que se beneficiam do THC, no entanto, em outros casos o mesmo é contraindicado
- o uso do óleo de maconha não gera dependência, já outros modo de uso da cannabis pode causar
- nem todas as espécies de maconha têm a mesma concentração entre seus compostos
Por essas razões, a produção do óleo de cannabis em casa não seria a minha primeira escolha. Mas também não condeno quem o faz, acho heroico a maneira com que a produção em casa de chás ou fitoterápicos contrapõe a lógica muitas vezes nefasta da indústria medicamentosa.
Uma opção para quem busca um óleo extraído direto da planta são as associações cannabicas, que conseguiram na justiça o direito para plantar e oferecer aos associados o óleo de maconha medicinal.
Se, mesmo assim, a produção do óleo em casa for uma opção para você, busque de capacitar para tal. Algumas das associações citadas acima organizam cursos e capacitações para a planta, cultivo, colheita e extração do óleo em casa.
Paulo Henrique Mai
Médico de Família
CRM/38.165 - RQE 27.486
Comments