top of page

Agulhamento seco: pra que serve?

O agulhamento seco, do inglês dry needling, é um tratamento para dor miofascial simples, rápido, seguro, e extremamente resolutivo.


Consiste na inserção de uma agulha muito fina, que ao ser inserida e manipulada por meio da pele, estimula os pontos de contratura muscular (pontos gatilhos miofasciais) gerando alívio da dor.



Tal procedimento tem dois tipos de ação, uma que acontece a nível local desfazendo a contratura, e outro a nível de sistema nervoso levando ao relaxamento do corpo a alívio de dores crônicas, mesmo em outras regiões do corpo.


O tratamento é bastante seguro e eficaz, oferecendo benefícios imediatos, embora mais de uma sessão possa ser necessária para eliminar totalmente o ponto gatilho.


O agulhamento a seco é indicado para tratar dores agudas e crônicas, como aquelas causadas pela fibromialgia, uma síndrome dolorosa crônica. Também pode ser recomendado para casos mais comuns como dores de cabeça, dor lombar, dor ciática ou ombro congelado, fascite plantar e chicotada.


As agulhas utilizadas são as mesmas da acupuntura, são agulhas esterilizadas de aço inoxidável, mais finas que um fio de cabelo humano. Por serem muito finas, não causam dor. Porém, enquanto na acupuntura a pessoa pode sentir um leve formigamento, no agulhamento a seco a sensação descrita é de como se o músculo agarrasse a agulha, seguida por um momento de relaxamento muscular.


No Nosso Quintal Cuidado em Saúde você encontra médicos e médicas capacitados para realizar o agulhamento seco.


434 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page