top of page

O que fazer em caso de Dengue

Atualizado: 23 de abr. de 2022


A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A região de Maringá, localizada sobre o Trópico de Capricórnio, é propícia para o crescimento do mosquito que transmite a dengue, principalmente nos períodos de chuva e calor.


Alguns dos sintomas mais comuns da dengue são febre alta e dor no corpo, que tendem a diminuir em até 5 dias. Além desses pode ocorrer também diarreia, dor atrás dos olhos, dor nas articulações.


Uma das melhores maneiras de se prevenir a dengue hemorrágica, forma grava da doença, é pela hidratação. Quanto mais líquido tomar ao longo do processo de recuperação, melhor é. Os sintomas que podem indicar a necessidade de passar por nova avaliação médica ou buscar o pronto atendimento são:

- Dor abdominal intensa e contínua

 - Vômitos persistentes

 - Queda da pressão

 - Sonolência

 - Irritabilidade

 - Sangramentos na gengiva, no nariz, nos vômitos e nas fezes (fezes escuras, cor de borra de café)

 - Diminuição do volume da urina

 - Redução brusca da temperatura corporal

- Aumento do fluxo menstrual

 - Desconforto respiratório


O uso de ibuprofeno, AAS ou outros anti-inflamatórios pode aumentar o risco de evoluir para a dengue hemorrágica, por conta disso, se for utilizar alguma medicação enquanto aguarda a avaliação médica, se não tiver alergia opte pelo paracetamol ou dipirona.


Ah, nunca é demais ressaltar a importância de revisar o quintal, calhas e vasos de planta em busca de possíveis focos de água parada, onde o mosquito se multiplica.

Paulo Henrique Mai

Médico de Família e Comunidade

CRM/PR 38.165

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page