top of page

Recomendações para depois de uma sessão de acupuntura

Atualizado: 4 de abr. de 2023

Após uma sessão de acupuntura, algumas dúvidas podem surgir e vou apresentar nesta publicação recomendações gerais com o objetivo de maximizar os seus benefícios e minimizar quaisquer efeitos colaterais.

Descanse

A acupuntura tem o potencial de deixar nosso corpo e mente relaxados, além de trazer uma sensação de bem estar. Aproveite as primeiras horas após uma sessão de acupuntura para relaxar, permitindo que você absorva melhor os benefícios da terapia.


Evite atividades extenuantes

É importante evitar atividades físicas extenuantes, como exercícios intensos ou levantamento de peso, pelo menos por algumas horas. Isso evita possíveis lesões musculares ou o aumento de sensibilidade após a terapia.


Evite alimentos pesados

É recomendável evitar alimentos pesados e gordurosos. Ao contrário, escolha refeições leves e saudáveis, como saladas, frutas, legumes e carnes leves.


Evite cafeína

Alguns estudos mostram que a cafeína, presente no café, chá preto, energéticos, erva mate e alguns refrigerantes pode interferir nos efeitos da acupuntura, então sugere-se evitá-los antes e depois de uma sessão de acupuntura.


Registre seus efeitos e sintomas

É importante registrar quaisquer efeitos e sintomas que você possa ter experimentado. Isso pode ajudar a compreender melhor suas necessidades e a ajustar o plano de tratamento, se necessário.


Em caso de dor

Como todo tratamento com agulhas, a acupuntura pode gerar dor. Normalmente, são dores leves e que melhoram espontaneamente, no entanto, em alguns casos, pode ser intensa e com bastante incômodo. Inicialmente, uma compressa morna pode ajudar a relaxar os músculos da região onde foram inseridas as agulhas, assim como o alongamento. Na persistência da dor, analgésicos simples como dipirona ou paracetamol são uma boa opção, caso não tenha nenhuma alergia ou contraindicação aos mesmos.


Em caso de hematoma (mancha roxa no local de inserção da agulha)

Como a agulha de acupuntura pode encontrar pequenos vasos sanguíneos em seu percurso, é possível que apareça um pequeno hematoma, isso é, uma mancha roxa no local da inserção. Geralmente, não há repercussão negativa e o corpo absorve esse hematoma naturalmente dentro de alguns dias. Caso você faça uso de algum anticoagulante ou remédios para afinar o sangue, comunique seu médico acupunturista imediatamente.


Em caso de vermelhidão, inchaço e calor

Vermelhidão, inchaço e calor no local da aplicação das agulhas são sinais sugestivos de infecção na pele. Mesmo que as agulhas passem por um processo de esterilização, sua aplicação pode produzir uma porta de entrada para bactérias na superfície da pele, o que pode gerar uma pequena infecção no local. Nesse caso, entre em contato com seu médico acupunturista para avaliação e prescrição do tratamento adequado, que provavelmente se dará com o uso de uma pomada de antibiótico.


Em caso de dificuldade para respirar ou intensa falta de ar

Extremamente raro aparecer dificuldade para respirar e sensação de intensa falta de ar, sintomas que podem estar associados a uma condição chamada de pneumotórax. Mas, se porventura você sentir tais sintomas, comunique imediatamente o seu médico acupunturista e procure um pronto atendimento para uma rápida avaliação e conduta, se necessário.


Todas as medidas de segurança são tomadas durante a consulta para evitar possíveis efeitos colaterais. Seguindo essas orientações gerais, você pode ajudar a maximizar os benefícios da acupuntura e minimizar qualquer sintoma negativo. Caso persista alguma dúvida, entre em contato conosco pelo telefone ou WhatsApp pelo (44) 3346-0523.



Paulo Henrique Mai

Médico Acupunturista

CRM/PR 38.165 - RQE 31.462

4.770 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Obrigada pelas recomendações. As sessões de acupuntura tem me ajudado muito.

Like
bottom of page